domingo, 16 de junho de 2024

Picolé de Rivotril #1





Quem costuma conversar comigo, seja por ligação ou WhatsApp, já se acostumou quando eu conto uma história e pergunto ao meu interlocutor se " eu estou louco". Sim... Certas situações me fazem duvidar da minha sanidade.

Vou deixar essa tag " Picolé de Rivotril" pra contar histórias deste tipo.

Tenho uma conhecida, que já foi amiga muito próxima. Hoje, é uma das amizades de baixa manutenção que tenho. Nos falamos muito pouco. Tenho ela em todas as redes, até mesmo no LinkedIn.

Estou procurando recolocação, há mais ou menos um mês. Tenho me surpreendido com a quantidade de " vagas arrombadas". Aquele tipo de vaga que exige muito mais do que a descrição e senioridade do cargo e paga muito menos. Uma das vagas que me chamou atenção neste nível de " arrombamento" foi de uma fintech financeira. Ao clicar na vaga, apareceu que uma das minhas conexões trabalhava lá. Fui ver e era a amiga K.

Encaminhei a vaga pra ela e brinquei dizendo que a exigência tava puxada. Esperava que ela concordasse e fosse razoável, como trabalhadora assalariada. Empatia básica. Até mesmo dar um toque em quem elaborou o texto da vaga. Poderia estar afastando muitos candidatos. Mas a idéia que reina nesse país é a de que " se você não quiser, tem quem queira" , mentalidade que retroalimenta essa máquina de moer pobres. 

Para minha surpresa, ela ficou brava. Levou pro pessoal, como se fosse uma crítica a ela. Será que foi ela quem elaborou a vaga? Não é possível. Nisso ela emenda com uma sequência devastadora:

- Você deveria tentar ficar feliz pelas outras pessoas! Você viu que eu fui pra lá e não me parabenizou. Preferiu ser infantil ! 

Fiquei paralisado. Seria uma trolagem? Mas das mais sem graça, se fosse o caso. Respondi que não vi nada e que não nos falávamos há muito tempo e ela não tinha me contado nada pelo whatsapp. Nisso ela veio defender a empresa na vaga arrombada. Disse que é normal pedir liderança e gestão numa vaga de Jr. Deixei minha opinião. Ela retrucou dizendo que eu precisava de aulas de português, pois não tava entendendo as entrelinhas da vaga.

Era só o que faltava... Uma vaga pra se refletir! 

Deixei claro que mandei pra ela por ter visto num mini alerta da vaga que ela estava lá. E que é um assunto que muito me interessa no meu novo campo de atuação e estudo ( Ciências Sociais). Inclusive, ressaltei que tenho visto muitos trabalhadores explorados sofrerem uma espécie de " Síndrome de Estocolmo", que é defender quem te oprime. 

Foi pesquisar sobre Síndrome de Estocolmo e me bloqueou.

Fui entrar no perfil dela no LinkedIn e vi que ela tinha sido promovida nesta empresa. Huuum... Que bom, né? Mas agora eu sou obrigado a ficar online e ver as atualizações de todos? Sinto muito. Não é pra mim...

O que acham da história? Seja você do Slowly ou do meu whatsapp, deixem sua opinião pra mim.

Até breve e façam terapia, se possível!

0 comentários:

 
;